sexta-feira, 2 de maio de 2008

A língua mais bonita do mundo é o português!

Numa conferência de imprensa que antecedeu a inauguração da exposição José Saramago – A Consistência dos Sonhos, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, o Nobel da Literatura Português, José Saramago, deixou escapar a seguinte confissão: «Descobri, há pouco tempo, que a língua mais bonita do mundo é o português. Talvez por viver no estrangeiro, comecei a saborear as palavras e a reconhecer a sua beleza melódica.»

Aproveitou também para mandar um recado à comunicação social lembrando-lhes o dever de assumir com seriedade a defesa da língua afirmando: «há uma grande responsabilidade da comunicação social na defesa da língua portuguesa, a de Camões.»

No meu humilde parecer o nosso Nobel esqueceu-se responsabilizar uma classe muito importante da sociedade portuguesa para a preservação (ou morte) da Língua Portuguesa: a dos estudantes.

Com a total globalização da sociedade, com a tão almejada "Aldeia Global" à beira da consecução, que sentido deverá ser atribuído a conceitos como Nacionalidade ou Pátria?!

Fernando Pessoa dizia a esse respeito: «A minha pátria é a Língua Portuguesa».

É que, de facto, nós somos a Língua Portuguesa e esta somos nós, seja Portugal Portugal, Ibéria, Europa, Mundo ou Aldeia Global.

Quando perdermos o respeito pela nossa Pátria, a nossa Língua, perderemos o respeito por nós próprios, pior, perderemos o respeito pelos nossos antepassados, ou pior, perderemos o respeito pelos nossos filhos…

Ai, como eu amo os meus filhos!…
L.P.

Sem comentários: