sábado, 29 de dezembro de 2007

MAGIA!...

O Texto que se segue é apenas uma singela, mas merecida, homenagem à minha querida amiga Paula Estela (que seguramente me vai dar uma grande tareia depois deste meu arrojo).

Há uns meses atrás – em Maio de 2007 – visitei e comentei o seu blogue (http://assim_sou_eu.blogs.sapo.pt/) sob o apelido de joca – recomendo a todos que visitem porque vale a pena. Até hoje a Paula não sabia quem era o joca (desconfiava, acho eu, pela maneira de escrever, mas não sabia. Não é para me gabar mas guardar segredos é comigo).

Após uma longa troca de palavras a Paula desafiou-me a colocar um poema no seu blogue. Aceitei o desafio.

Porque o tema é MAGIA, e porque desejo a todos um ano 2008 MÁGICO, transcrevo o comentário que coloquei no blogue da Paula:

«Pedes-me um poema mas eu não sei poetar.
Para tal é necessário ter um coração selvagem, indomável e o meu, coitado, há muito que foi domado pela malvada 'razão'. Pobre coração sensível subjugado pelo carrasco racional. Uma tristeza, enfim.

Mas sugeres-me, igualmente, que posso deixar 'algo' escrito, se quiser. Ora 'algo' é coisa que está mais ao alcance da minha escrita prosaica.

Então, sem querer protagonizar mais um momento de inquietação enigmática, deixo-te estas singelas palavras. 'Algo' simples mas tão carregado de sentimento quanto o meu 'algoz' mo permitiu:

Paula,
Encanta-te a magia?
Óptimo…
Então contenta-te com extasiar-te na contemplação dos seus mistérios…
Não queiras saber como se processam todos os truques de magia pois eles perderão o encanto para ti…
A magia perde-se quando conhecemos o seu truque, a sua técnica.
Magia é dúvida, é sonho, é desconhecido, é aventura, é atrevimento, é um eterno devir;
É potência criadora, acto contínuo, dialéctica racional, emoção desgovernada;
Magia é tudo, é nada, tudo que nasce de nada, o nada em que tudo acaba…
Se não soubermos gozar a magia como ela é e deixá-la onde ela está…
Lá, entendes-me? lá… Se não soubermos, perdemo-la!
A magia deve estar e ser – para não se perder – intocável, insondável, inquestionável…
A magia goza-se, é gozo, é espanto, é surpresa, é medo, é receio, mas é também temeridade, audácia, arrojo, imprudência…
A magia vive-se, é vida, é prazer, é êxtase, é enlevo, é transe, é arroubo de paixão…
Assim és tu… magia perdida… magia renascida…
… MAGIA …»

Agora que revelei a verdadeira verdade (salvo o pleonasmo) à minha amiga Paula Estela, concluo com um desejo. Um enorme desejo:

Que as 00:00 horas do ano 2008 constituam o renascer profícuo da MAGIA no coração de TODOS NÓS.

BOM ANO MÁGICO – 2008


L.P.

2 comentários:

Anónimo disse...

WELL...WELL...WELL;)

Eis que chego aqui e me deparo com estas palavras...Com que então o Joca existe??? eheheh

Obrigado pelo carinho, quanto a tareia...estou a meditar;)

Deixo um beijo e um abraço para todos da turma que visitam este espaço e para ti um enorme....
Que 2008 seja pleno de sorrisos , magia, paz e muita saúde...

Até para o ano;)))

Paula Ribeiro"assimsoueu"

Luís Paulo disse...

Pois é Paulinha, eu gosto de fazer surpresas. Fico contente por teres gostado.

Este espaço, como sabes, está sempre á tua disposição.

Agora é a minha vez de te lançar um desafio: Presenteia-me com um poema teu, ou 'algo' diferente, que eu o colocarei no frontispício do Eclectíssimo. Envias-me por e-mail e eu farei o resto.

Devolvo em dobros os votos de um ano 2008 pleno de sorrisos, magia paz e muita saúde...

Isto é...

... MAGIA...

L.P.